Pires na mão

Motoristas e cobradores podem parar hoje

Os motoristas e cobradores de Curitiba ameaçam entrar em greve geral hoje (23), por falta do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário aos funcionários de duas empresas.

Na manhã de sábado (21), ônibus que circulam pela região de Santa Felicidade e São Braz foram impedidos de circular. A paralisação parcial foi encerrada ainda na tarde de sábado.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ânibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, disse à Gazeta do Povo que a greve parcial ocorreu para que seja feita uma mobilização maior a partir de hoje.

“Temos um indicativo de greve aprovado desde terça, já informamos às empresas e órgãos públicos. Vamos fazer assembleias em frente às empresas hoje, às 4 horas da manhã, antes de os ônibus começarem a circular”.

O Sindimoc afirma que a empresa Autoviação Mercês não pagou aos funcionários a segunda parcela do décimo terceiro até o fim da noite de sexta-feira (20). A paralisação deve ocorrer até que o valor devido seja depositado.

A Urbs afirma que, na última quarta-feira (18), foi feito um acordo com o Sindimoc para que, em caso de greve, apenas os cobradores de ônibus participassem, garantindo transporte à população.

Com o descumprimento do acordo, as duas empresas e o Consórcio Pontual, do qual fazem parte, foram notificadas ainda na manhã de sábado para que as operações fossem normalizadas.

A Prefeitura de Curitiba afirma que já fez, ao longo do ano, todos os repasses para que as empresas pagassem o décimo terceiro salário, que está embutido na tarifa.

Paralisação

No sábado, após a greve parcial, os ônibus voltaram a circular normalmente pouco depois do meio-dia. Por volta das 14h, a situação já era considerada normal pela Urbs. No Terminal Santa Felicidade, as catracas foram totalmente liberadas e as passagens não foram cobradas até a normalização do sistema.

Os funcionários das empresas em greve operam linhas do Interbairros II, Inter II, ligeirinho Bairro Alto, alimentadores da região de Santa Felicidade, além de trechos em Campo Magro e alguns ônibus da Linha Turismo.

Ao todo, 68 funcionários aderiram ao movimento, dos quais 32 são motoristas e 36 cobradores. A greve foi iniciada por trabalhadores da Autoviação Mercês, mas funcionários da Autoviação São Braz optaram por participar em solidariedade aos colegas, já que compartilham a mesma garagem.

A São Braz atende linhas que cobrem a região metropolitana, por conta disso, a Urbs pediu à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para que regularizasse as operações. Seis motoristas da São Braz aderiram à paralisação.