Motoristas e cobradores podem fazer greve na terça

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Simdimoc) e o Sindicato dos Empregados e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) marcaram nova reunião com o Sindicato Patronal, Urbs e Comec para segunda-feira, às 16h30, para decidir sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A decisão foi tomada ontem, em assembléia. O novo encontro será realizado na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Caso não haja acordo, motoristas e cobradores vão entrar em greve a partir da 0h de terça-feira.

Os trabalhadores afirmaram que estão tentando renovar a CCT desde dezembro e que os órgãos responsáveis foram adiando a decisão. Cerca de 13,5 mil empregados fazem parte do sistema.

A CCT garante aos trabalhadores uma reposição salarial de 8,62%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e plano de saúde ambulatorial para toda a categoria. “Buscamos a renovação da CCT e estamos desde dezembro esperando uma decisão”, explica o presidente do Sindimoc, Denílson Pires da Silva. “Só aguardamos um posicionamento. Se for favorável, os trabalhos continuam. Caso contrário, possivelmente, haverá uma greve”, garante.

Comec espera planilha

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Alcidino Pereira, encaminhou ontem um ofício à Urbs reiterando a necessidade do recebimento de uma planilha detalhada para concluir as análises sobre o preço das tarifas de ônibus. Devido ao Carnaval, as avaliações da Comec foram retomadas na quarta-feira, “constatando-se a ausência da planilha detalhada, o que impossibilitou a conclusão das análises”, disse. “A Comec torna público que caso receba as planilhas detalhadas até a data de 27/02, sexta-feira, nos primeiros dias do mês de março poderá concluir as análises dos documentos”, finalizou ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.