Motorista preso por despejo de lixo irregular

O motorista de caminhão Diocélio Verônica foi preso na última terça-feira, em Londrina, norte do Estado, por despejo irregular de lixo. Ele foi flagrado lançando detritos de construção próximo em um córrego, na zona norte da cidade. Apesar do flagrante, o motorista conseguiu anteontem um alvará de soltura e responderá a processo por crime ambiental em liberdade.

O crime praticado por Verônica prevê de um a cinco anos de reclusão. O motorista foi autuado em flagrante no artigo 54 de crimes ambientais. A empresa Só Obras, dona da caçamba que ele transportava, também será responsabilizada. A reportagem procurou a empresa, mas a informação prestada por uma atendente era que o patrão estava em Cuiabá e não estaria com o celular.

O comandante da Força Verde em Londrina, tenente Hugo César Wool, diz que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já realizou o auto de infração, que pode ser entregue a qualquer representante da empresa.

Segundo Wool, o caminhão não deveria despejar o material no local onde foi flagrado. Ele afirma ainda que não se tratava só de material reciclável. “O perito confirmou a presença de lixo industrial, como mangueiras de óleo misturadas ao entulho da caçamba.”

A Força Verde e o IAP fazem um trabalho conjunto que fiscaliza desde pessoas que descarregam restos de obras de reforma em terrenos vazios até empresas. Há ainda organizações não-governamentais na cidade que recebem e separam o lixo. Os donos de terrenos são os responsáveis pela limpeza.

A Promotoria do Meio Ambiente de Londrina já licenciou um local específico para a destinação dos resíduos sólidos que a cidade não coleta. Os restos de árvores e entulhos de obras vão para a empresa Kurica Ambiental. As empresas pagam uma taxa para que o lixo seja processado.