O trânsito caótico em volta do terminal do Boqueirão, com as obras na Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Maestro Carlos Frank, causou cenas de estresse entre motoristas e agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). Sexta-feira (7), debaixo de sol forte, um motorista filmou com o celular o momento em que uma agente de trânsito o xinga de “imbecil” e em seguida chama outro motorista de “bicha velha”.

continua após a publicidade

Antes disso, no momento da aproximação, outro agente aparece abordando o cinegrafista amador e tenta convencê-lo a desligar a câmera. O rapaz coloca a mão na frente da lente, mas continua gravando e capta as agressões verbais. A confusão, que aconteceu no cruzamento das ruas Carlos Frank e Zonardi Ribas, terminou logo depois e os agentes foram embora em uma Kombi.

“O trânsito estava bastante complicado por causa das máquinas na pista. Não tinha sinalização e cada um tentava passar como dava. Os agentes começaram a multar quem ia pela contramão e então um grupo de motoristas resolveu ir lá conversar. Liguei a câmera porque a agente começou a nos xingar”, disse Pedro Eduardo.

Outro lado

continua após a publicidade

Em nota, a Setran informou que dois dos agentes de trânsito envolvidos na ocorrência já foram ouvidos. Segundo a secretaria, eles informaram que o condutor que fez a denúncia cometeu uma infração de trânsito antes da situação mostrada no vídeo. Segue a nota enviada pela Setran:

De acordo com o relato dos agentes, houve ameaças por parte do motorista, que voltou ao local cerca de 20 minutos após ser multado, muito exaltado, causando transtornos ao trânsito e chamando a atenção dos populares. Ainda assim, o comportamento mostrado no vídeo contraria as orientações sobre conduta dadas pela Setran aos agentes de trânsito. O vídeo está sendo analisado pela secretaria, que além dos dois agentes já ouvidos, ainda ouvirá outros dois envolvidos na situação para depois determinar procedimentos.

continua após a publicidade

O condutor fez uma denúncia da situação via serviço 156, mas não indicou o nome da agente que supostamente fez as agressões verbais. Sem esta identificação não é possível para a Setran abrir um processo administrativo do caso. Para que a Setran abra um processo administrativo, é necessário que o condutor se dirija até à secretaria para formalizar uma acusação formal contra o agente que supostamente o agrediu verbalmente. A secretária municipal de Trânsito e o diretor de fiscalização da Setran se comprometem a receber e a conversar com o condutor em sua visita à Setran.

Confira no vídeo a conversa do motorista com a agente.