Mostra utiliza grafite para retratar a cultura popular

O cartunista e artista gráfico Marco Jacobsen expõe, a partir de quinta-feira, às 19h, no Sesc da Esquina, em Curitiba, os quadros produzidos para a mostra Retalhos, que acontece como parte integrante da campanha “Pichação é a Maior Sujeira”, do Sesc Paraná. Marco explora técnicas emprestadas da arte urbana para retratar um trabalho popular: o de remendar recortes de diferentes estampas e tonalidades para contar uma ou muitas histórias.

Composto por três grandes obras formadas por diversas telas (13 no total), o trabalho do artista utiliza várias texturas de grafite com personagens suspensos em cores vibrantes que reusultam em uma grande obra em patchwork.

Sem tirar a força do desenho, sempre definido por traços fortes herdados do cartum, Marco não poupa tons alegres e formas populares. Suas personagens retratam a vida e a cultura popular (aristas, bailarinos ou trabalhadores braçais) e ganham mais expressão ao dividir a tela com elementos relacionados ao seu ambiente.

A exposição Retalhos fica no Sesc da Esquina até o dia 31 de julho e depois segue para outras unidades do Sesc Paraná, com a intenção de mostrar ao público, em diversas cidades do Estado, a possibilidade de se utilizar o grafite como forma de arte.

Voltar ao topo