Xô mosquito!!

Mortes por dengue no Paraná têm alta de 175% se comparadas com ciclo anterior

Mortes por dengue no Paraná têm alta de 175% se comparadas com ciclo anterior.
Mortes por dengue no Paraná têm alta de 175% se comparadas com ciclo anterior. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Com 88 mortes contabilizadas pela dengue no Paraná em todo o período epidemiológico da doença, que terminou no dia 30 de julho, foi registrado quase o triplo de mortes a mais do que no período anterior. No ciclo 2020-2021, a doença fez 32 vítimas. Essa evolução de 32 para 88 mortes representa um aumento de 175% entre os períodos.

Todos os outros indicadores tiveram aumento expressivo em relação à doença no estado. Foram registrados cinco vezes mais casos confirmados – 132 mil no período recém finalizado contra próximo a 28 mil no ciclo anterior. Os casos severos também subiram de 325 para 2.817, o que denota um retorno da preocupação com a doença. Em 2019-2020 o estado teve os piores números da epidemia de dengue, com 177 mortes. A moléstia deu uma trégua no período seguinte, mas agora voltou a causar preocupação.

+Leia mais! Banco é acusado de criar mais de 100 empréstimos não autorizados no PR

Dos casos confirmados neste ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), consultada pela reportagem, 120 mil foram autóctones, ou seja quando a dengue foi contraída no município de residência do paciente. Ao final, a incidência desse tipo de casos a cada 100 mil pessoas chegou a 1.050 neste período, que teve início em 1º de agosto de 2021, o que significa que um a cada 100 paranaenses contraíram dengue na cidade de residência. No período anterior, esse número era de 1 a cada 500 habitantes do estado.

O fim do período epidemiológico coincide com os meses de inverno, que costuma ter uma redução dos casos prováveis e confirmados. “Porém, muitos municípios ainda apresentam continuidade na transmissão da dengue, pelo inverno atípico com temperaturas elevadas”, explica a Sesa. O novo período epidemiológico terá início daqui duas semanas.

Neste intervalo de redução de casos e começo de um novo período epidemiológico, a Sesa afirma ter sensibilizado e mobilizado os municípios para revisão e atualização de seus Planos Municipais de Ação e Contingência, para um controle integrado e maior planejamento ao enfrentamento da dengue e também de outras arboviroses. Os municípios com casos autóctones somaram 315, contra 247 do período anterior e 312 em 2019-2020.

O maior número de óbitos foi registrado em Cascavel, com 18 casos; seguido de Maringá, com 13; e Foz do Iguaçu e Toledo, ambos com 11; além de Londrina, com 10. Cascavel também liderou o número de casos confirmados, com mais de 21 mil; seguido de Francisco Beltrão e Toledo, com 18 mil e 17 mil casos.

Entre os sorotipos mais encontrados pela vigilância epidemiológica entre os quatro tipos existentes no país, o DEN1 representou 93% do casos, mais do que os 63% vistos no período de 2020-2021, que também teve participação importante do sorotipo DEN2, com 38% das amostras. No período de maior mortalidade, em quase 80% dos casos de dengue foram encontrados o sorotipo DEN2.

Tem locais com acumulo de água?

Segundo a Sesa, as ações de combate ao mosquito precisam ser contínuas no que se refere a sensibilização social e limpeza urbana para o controle do mosquito Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água pela população de forma inadequada e a não eliminação dos potenciais criadouros como lixo, pneus, garrafas, vasos de plantas favorecem a manutenção do vetor,

“É importante que a população busque os serviços de saúde caso apresente sintomas característicos da doença, pois o manejo clínico oportuno reduz a chance de agravamento dos casos e consequentemente, dos óbitos. Os idosos devem ter um cuidado ainda maior, pois este é o grupo que tem mostrado maior fragilidade para a doença”, afirma a Sesa.