Beleza

Morro do Cristo é o grande ponto turístico de Guaratuba

Uma subida árdua, mas que tem uma bela recompensa no final. Foi assim que a estudante Estefani Calonacci descreveu a escadaria de 190 degraus que dá acesso ao topo do Morro do Cristo, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

Trata-se de um mirante natural, que proporciona vista para o Oceano Atlântico e para a cidade de Guaratuba, incluindo as praias e a baía do município. No alto do morro está o Cristo Redentor, mas em uma posição diferente da famosa estátua carioca. O Cristo de Guaratuba está com uma das mãos no coração e outra apontada para o centro da cidade.

De acordo com a prefeitura de Guaratuba, a estátua foi um presente da família do ex-governador do Paraná, João Cândido Pereira, que ficou à frente do Estado entre 1906 e 1907. Desde sua inauguração, em 1953, mais de 900 mil pessoas visitaram o local, que já se transformou no principal ponto turístico da cidade.

Para os turistas Osvaldo Masiero e Suely Masiero, de Londrina, norte do Estado, a subida merecia um descanso. “Já sabemos que a vista lá de cima é linda, pois já estivemos lá mais de dez vezes. Agora queremos subir bem devagar, aproveitando as sombras no meio do caminho antes de chegar perto do Cristo”, disse Osvaldo.

Recém-casado, o turista Jean Ricardo, de Ponta Grossa, escolheu o litoral paranaense para passar sua lua de mel. “Estou encantado com esse visual. Daqui é possível ver toda a cidade. É lindo, por isso nada mais justo para o momento. O difícil foi subir. Um elevador ajudaria muito, inclusive os mais idosos”, sugeriu.

Enquanto para alguns a subida é cansativa, para outros faz parte da rotina, conforme contou a comerciante Maria Luiza Rissardi, que trabalha com artesanato num espaço localizado logo abaixo da estátua.

“Não tenho como explicar a emoção de trabalhar em um lugar tão especial quanto o Morro do Cristo. Fico muito feliz quando vejo os turistas passeando no meu ambiente de trabalho. Tenho certeza de que ninguém tem uma vista tão bela e especial como a minha”, admite a comerciante.

Conforto

O secretário de Turismo de Guaratuba, Carlos Carvalho, reconhece que falta infraestrutura no Morro do Cristo. “O Morro do Cristo é um dos principais ícones turísticos de Guaratuba, mas hoje tem uma carência muito grande em sua infraestrutura e acessibilidade. Pretendemos transformar esse lugar fantástico num ambiente que seja visitado por todos, independente de idade ou situação física”, disse.

De acordo com ele, na próxima temporada os turistas já poderão ver novidades no entorno do morro. “Estamos fazendo um projeto de revitalização da orla marítima, que será financiado pelo governo federal com participação da iniciativa privada. Nesse projeto pretendemos construir elevadores e ainda implantar um restaurante panorâmico lá em cima. Para isso dependemos ainda de parcerias com a iniciativa privada”, adiantou.

Marco Charneski
Estátua foi um presente do ex-governador João Cândido Pereira.
Marco Charneski
Esta vista privilegiada da praia de Guaratuba só tem quem se aventura morro acima.