O município de Morretes, no litoral do Paraná, espera receber uma média de 5 mil turistas por final de semana durante a temporada de verão e férias. Durante a semana, o número poderá chegar a 250 turistas por dia. Além dos curitibanos, visitam a cidade paulistas, catarinenses, mineiros e fluminenses, principalmente. Quem visitar a cidade vai encontrar variadas opções dentro do turismo ecológico, de aventura, histórico e cultural. Os turistas não podem deixar Morretes sem experimentar o barreado, prato típico do litoral, mas que na cidade possui um charme especial ao ser saboreado nos restaurantes a beira dos rios. O turismo é o principal segmento econômico do município, representando 60% de suas atividades.
O secretário municipal de turismo de Morretes, Carlos Alberto Gnatta Neto, explica que a cidade ainda é favorecida pelas descidas de trem em meio a Serra do Mar, um dos passeios mais bonitos do País. Assim que colocam os pés em Morretes, os visitantes podem explorar o centro histórico, que possui um potencial cultural muito forte. Os oito rios que cortam o município são perfeitos para o rafting e o boiacross, um esporte praticado há anos no município.
Os turistas ainda podem optar pelo cicloturismo, modalidade na qual os ciclistas passam por um circuito com sete localidades rurais, rios e ponte pênsil. O Porto de Cima, um dos pontos mais conhecidos da cidade, é considerado a porta de entrada para muitas cachoeiras e atividades de aventura. Além disso, o montanhismo pode ser uma ótima opção para quem gosta de aventura e de natureza. "Morretes é o berço do montanhismo no Paraná. A prática ocorre intensivamente no Parque Estadual do Marumbi, outro atrativo à parte", afirma Gnatta Neto. A maior parte do território de Morretes (80%) é coberto pela Mata Atlântica.
Os turistas vão usufruir também de uma programação especial de verão, que será realizada em parceria do município com o governo estadual. Atividades para todas as idades e de recreação, com acompanhamento de profissionais, serão os principais atrativos. Quem passar pela cidade ainda poderá comprar produtos típicos da região em uma feirinha permanente, no Centro Histórico. Os mais procurados são artesanato, compotas de frutas e os derivados de banana, gengibre e mandioca. A feira inicia suas atividades em janeiro.
Para o ano que vem, os visitantes poderão usufruir de um centro de eventos, que será instalado em uma antiga fábrica de papel, desativada há 20 anos e que fica no centro da cidade. "Lá será construído um centro de eventos para dar suporte ao crescimento que está acontecendo no município. Terá uma finalidade social, pois também será um centro de geração de renda, com o desenvolvimento e a venda de produtos artesanais. Abrigará ainda a biblioteca pública do município", comenta Gnatta Neto. O local contará com um memorial da antiga fábrica, anfiteatro e palcos para apresentações. A previsão é inaugurar o empreendimento em outubro de 2006. "Morretes vem se preparando para ser considerada um grande pólo de turismo em nível nacional", declara Gnatta Neto. Morretes tem 24 pousadas, 10 delas com níveis excelentes de qualidade.


