Morre primeira vítima do surto de toxoplasmose

Morreu a primeira vítima do surto de toxoplasmose em Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste do Estado. Um bebê, filho de uma mulher que teve a doença durante a gestação, morreu anteontem à noite.

Os primeiros casos de toxoplasmose da cidade foram registrados em dezembro de 2001. Em janeiro do ano passado, seiscentos casos já haviam sido confirmados. Hoje, ainda há seis crianças doentes, mas a população já perdeu o medo de beber água contaminada.

Vários especialistas analisaram o surto. O prefeito chegou a oferecer uma recompensa de R$ 100 para quem encontrasse uma gata. O animal contaminado teria feito uma ninhada no reservatório de água que abastece Santa Isabel e teria sido responsável pelos casos da doença. O lugar foi desinfetado, mas ainda abastece a maior parte do município. Um novo reservatório está sendo construído desde setembro. A obra vai custar R$ 328 mil.

A toxoplasmose provoca febre e aumento dos gânglios. O maior risco é das grávidas, que podem ter abortos e má formação do feto. O menino que morreu nasceu há alguns meses, com diversas complicações de saúde. Vivia em UTIs, de um hospital a outro, sempre ligado a aparelhos.

Provocada por um protozoário, a toxoplasmose tem como principal vetor o gato. O animal infectado transmite o protozoário pelas fezes. A contaminação para o ser humano ocorre pela água, terra ou verduras contaminadas.

Voltar ao topo