Morre o advogado Manoel Oliveira Franco Sobrinho

Morreu na manhã de ontem, em Curitiba, um dos mais respeitados advogados do Paraná. Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, de 86 anos, faleceu em casa e foi enterrado à tarde, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Atuante desde 1936, Manoel foi um dos sócios fundadores do escritório Oliveira Franco Advocacia S/C, que originou o atual Oliveira, Franco, Ribeiro, Küester, Ferraz, – Advogados Associados. Foi professor catedrático da Universidade Federal do Paraná (UFPR), procurador-geral da Justiça, procurador-geral do Estado, deputado federal, secretário de Estado dos Negócios do Interior e Justiça, diretor do Instituto de Ciências Sociais e Letras da UFPR , primeiro presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, observador parlamentar na XI Assembléia Mundial da Saúde e delegado no Brasil na Assembléia nas Nações Unidas.

Ao longo de sua carreira, o professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho produziu diversos trabalhos na área do Direito, entre eles: Introdução ao Direito Processual Administrativo, Fundações e Empresas Públicas, A Prova Administrativa, Controle de Moralidade Administrativa, O Princípio Constitucional da Moralidade Administrativa, A Tutela Jurisdicional na Constituição de 1988 e Do Mandado de Segurança nas Desapropiações.

Para o presidente da seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), José Hipólito Xavier da Silva, a morte do Franco Sobrinho é uma perda irreparável para a advocacia paranaense. “Ele foi um exemplo como advogado, como professor de direito e como político”, declarou.

Voltar ao topo