Lástima

Morre homem que passou por cirurgia de 51 horas em Londrina

Morreu na madrugada desta terça-feira (30), em Londrina, o gerente de vendas Onivaldo Cassiano, de 49 anos. Ele se submeteu a uma cirurgia para, além de substituir uma válvula do coração por um tubo de pericárdio bovino, trocar a aorta e fazer uma ponte de safena em uma das coronárias.

Uma cirurgia que já seria arriscada normalmente, mas que acabou durando 51 horas. Cassiano apresentou uma disfunção de enzimas importantes para a coagulação sangüínea, o que era fundamental para a cicatrização das suturas.

Isso fez com ele sofresse seguidas hemorragias durante a cirurgia. “O sangue dele não coagulava e as suturas não fechavam”, informou na época o cirurgião Francisco Gregori Júnior, responsável pela cirurgia.

Como não conseguiam conter a perda de sangue, a equipe de quatro médicos e três residentes, precisou acompanhar o paciente por mais de dois dias. Assim, a cirurgia que começou na manhã do último dia 28 só terminou na manhã do dia 30 de julho.

Cassiano estava há um mês em casa e foi internado na quinta-feira (25), por causa de uma infecção, no Hospital Evangélico de Londrina. Cassiano faleceu por volta das 4 horas da manhã. O corpo de Cassiano será enterrado na cidade de Jales, no interior de São Paulo.

*com informações do repórter Newton Almeida