O arquiteto David Libeskind, cuja obra mais importante é o Conjunto Nacional, morreu na última quarta-feira, 9 de abril, em decorrência de infecção pulmonar, insuficiência cardiorrespiratória e complicações da Doença de Parkinson. Libeskind tinha 85 anos e deixa dois filhos, Marcelo e Cláudio Libeskind, além de netos.

continua após a publicidade

Nascido na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, Libeskind estudou arquitetura na Universidade Federal de Minhas Gerais, onde foi aluno do pintor modernista Guignard. Em Belo Horizonte, concluiu a graduação no ano de 1952. Mas foi em São Paulo que ganhou notoriedade. Com apenas 25 anos, realizou o que seria perpetuado como seu principal projeto: o Conjunto Nacional, um complexo arquitetônico que ocupa uma quadra da Avenida Paulista.

Libeskind também é responsável por diversas outras obras, em especial nas décadas de 1950 e 1960. Entre elas, o Edifício São Miguel, o Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, além de várias escolas, bancos e construções residenciais em Higienópolis, Pacaembu e no Jardins. Em 1970, o arquiteto assumiu o cargo de diretor de planejamento da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab).

O enterro aconteceu às 11h desta quinta-feira, 10, no Cemitério Israelita do Butantã, na cidade de São Paulo.

continua após a publicidade