Luto

Morre, aos 85 anos, o jornalista esportivo Nelson Comel

Principal nome da história da Tribuna e um dos ícones do jornalismo de Curitiba, Nelson Comel faleceu na manhã de ontem, aos 85 anos, vítima de câncer. O jornalista foi o grande responsável pela divulgação de esportes amadores na capital paranaense e foi também o criador do ‘Peladão’, principal campeonato de futebol amador do país.

Gaúcho da cidade de Guaporé, Nelson Domingos Comel veio para Curitiba aos dez anos de idade e daqui nunca mais saiu. Ao longo dos mais de sessenta anos de profissão, o ex-jogador de vôlei e basquete dedicou uma vida toda ao esporte. Começou no extinto Paraná Esportivo, chegando logo depois à Tribuna, onde ficou mais de cinquenta anos. Neste meio tempo, passou pelo Última Hora.

Na televisão, Comel também deve destaque. Na década de 1970, ele foi o editor do programa Fedato nos Esportes, que era transmitido pela TV Iguaçu, canal 4.

Lineu Filho
Morre aos 85 anos, Nelson Domingos Comel, o maior nome da história da Tribuna.

O jornalista também atuou fora do esporte. Durante 32 anos, comandou o jornal O Passarinho, voltado para assuntos religiosos, no bairro Bigorrilho. O nome do periódico se deve à igreja dos Passarinhos e teve circulação até 2010.

Uma das últimas pessoas a ter contato com Comel foi o ex-diretor da Tribuna, Osvaldo Tavares de Mello, conhecido como Vadico. Em uma dessas coincidências do destino, a última despedida de Comel tinha que ser de uma maneira diferente. “Eu ia semanalmente na casa dele. Ontem (segunda-feira), cheguei lá por volta de 17h30 e ele estava na sala vendo televisão. A gente brincava muito para animar ele, conversamos e as coisas acontecem sem a gente entender na hora. Quando eu estava saindo, eu parei na porta, olhei para trás e fiz um gesto dizendo que ele mora no meu coração. Ele olhou para mim, bateu no peito dizendo que eu morava no coração dele e mandou um beijo. Só que ele era avesso a essas coisas. A gente sempre ia dar um beijo nele e ele mandava a gente sair dali”, relembrou Vadico.

Lineu Filho
Muita tristeza na despedida de um dos maiores incentivadores do esporte amador paranaense. Osvaldo Tavares, o Vadico, foi um dos últimos amigos a conversar com Comel na segunda-feira.

Confira mais histórias de Nelson Comel em entrevista ao programa Outra Conversa, da ÓTV.