Descansou

Famoso morador do zoológico de Curitiba morre nessa sexta

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Andy, um dos moradores de maior notoriedade do zoológico de Curitiba, morreu na manhã dessa sexta-feira (5). O urso, da espécie urso-de-óculos, viveu por 13 anos no local. Ele chegou ao zoo em 2006, e estava prestes a completar 15 anos de vida. A expectativa de vida da espécie é de cerca de 20 anos.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Andy havia passado por uma cirurgia nessa semana, para a retirada de uma anomalia no abdômen. Segundo o zoológico, o procedimento foi bem-sucedido e o animal passava por cuidados pós-operatórios.

Porém, de acordo com relatos da equipe do zoológico, há algumas semanas Andy já não se alimentava direito, não respondeu as mudanças feitas em sua dieta e por isso acabou tendo que passar por cirurgia.

Espécie

O urso-de-óculos é a única espécie de urso que vive na América do Sul. Ela tem esse nome graças às manchas redondas em torno dos olhos, que visualmente remetem a um óculos. Seu habitat natural é nas montanhas do noroeste do continente, em países como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. São animais que tem hábitos noturnos, solitários, e que se alimentam principalmente de plantas como palmito, milho e frutas.

Obras da Sanepar podem deixar bairros de Curitiba sem água na semana que vem