Moradores dos bairros Boqueirão, Cajuru, Caximba, CIC, Pinheirinho, Tatuquara e Uberaba que foram vítimas da forte chuva que atingiu Curitiba no início de junho já podem solicitar a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), junto à Caixa Econômica Federal. Mais de 8 mil trabalhadores têm direito ao saque.

continua após a publicidade

Um inédito modelo de atendimento eletrônico permite que os trabalhadores residentes na região atingida com direito a receber o FGTS  solicitem o saque pelo fone 0800 726 0207, opção 3. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas.

O atendimento presencial terá início no dia 12 de agosto, para aqueles que já tiverem solicitado o saque pelo 0800, e será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, até o dia 27 de agosto.

Quem pode sacar

continua após a publicidade

Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

É preciso apresentar documentação básica necessária para efetuar o saque: carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho); comprovante de Residência emitido no período de 12/02/2014 a 12/06/2014; carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho).

continua após a publicidade

Chuvas de junho

Em apenas um final de semana, nos dias 7 e 8 de junho, o volume registrado de chuvas em Curitiba foi de 150 milímetros. Para atender as vítimas, consertar estragos e recolher entulhos trazidos pelas águas e ventos, houve um trabalho concentrado de equipes de diversas secretarias municipais e da Defesa Civil de Curitiba.

Mais de 500 técnicos da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Saúde, Educação e Meio Ambiente trabalharam diretamente nas ações de combate à cheia e no atendimento da população atingida.

O esforço foi concentrado especialmente nos bairros Boqueirão, Cidade Industrial, Uberaba, Cajuru e Atuba, que foram os mais atingidos pela cheia dos rios Barigui e Belém. No total, 16.204 pessoas e 4.851 casas foram atingidas pelas chuvas em Curitiba.

Houve manejo de comportas dos parques São Lourenço e Barigui, o que ajudou a diminuir os estragos dos alagamentos. A gravidade da situação fez com que o governo estadual decretasse estado de calamidade pública em razão da enchente, situação que permite agora aos trabalhadores, residentes em áreas afetadas pela cheia, realizar o saque do FGTS.

Serviço:
Habilitação para o saque do FGTS às vítimas da enchente em Curitiba:
Pelo telefone

Período: de 24 de julho a 10 de setembro de 2014
Horário: das 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h
Número telefone: 0800 726 0207, opção 3
 
Presencial
Período: de 12 a 27 de agosto de 2014
Horário: das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
Central de Atendimento: Qualquer agência da Caixa, em Curitiba