Moradores reclamam da água na Fazendinha

Mau cheiro e gosto ruim. Essas são as características da água tratada que os moradores do Parque Residencial Fazendinha, no bairro da Fazendinha, em Curitiba, estão recebendo há vinte dias. Segundo os moradores, a água tem um cheiro forte de água sanitária e quando entra em contato com os olhos dá uma certa ardência.

Para o técnico em eletrotécnica Luciano Ladanivski, que mora no conjunto, esses últimos dias têm sido de muito tr anstorno. Ele contou que nem mesmo tomar banho direito vem conseguindo.

Ardência

Ladanivski relatou que após entrar em contato com a água, seus olhos ardem e seu corpo fica cheio de coceira. “Quando me aproximo da torneira sinto ainda mais o odor. Para beber, somente água mineral”, contou, reclamando uma providência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O síndico do condomínio, Jonas Tavares, confirmou o problema. Ele disse que já comunicou à Sanepar, que se comprometeu a enviar técnicos do controle de qualidade ao local.

Todavia Tavares disse que até o momento ninguém foi verificar o que acontece com a água do condomínio. “Não consigo nem definir como é o cheiro. Ontem fiz café e acabei tendo que jogar tudo fora”, reclamou Tavares.

Cloramina

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, o odor forte é provocado pelo aquecimento da água. Durante o inverno, a vazão dos rios é menor, concentrando mais matéria orgânica nos mananciais.

Para combater isso, a Sanepar coloca mais cloro para oxidar a matéria orgânica e manter o nível de cloro livre acima de 0,2 ml/l no ponto mais distante de distribuição, conforme recomenda a legislação do Ministério da Saúde.

A água com mais cloro e numa temperatura maior libera a cloramina, responsável pelo cheiro e ardência nos olhos. Porém, segundo a Sanepar, essa substância não ocasiona qualquer tipo de mal, pois está numa quantidade bem inferior à que poderia ser problemática.

Voltar ao topo