Moradores pedem asfalto para rua da Vila Osternack

Os moradores da Vila Osternack (zona sul), na periferia de Curitiba, fizeram uma manifestação ontem pela manhã para reivindicar o asfaltamento da Rua Jornalista Pedro dos Santos, mais conhecida como Pedrinho. O trecho, de cerca de 500 metros, fica entre as ruas Eduardo Pinto da Rocha e Reinaldo Carvalho Bola, e é o principal acesso a uma escola estadual, creche e dois loteamentos.

A moradora Vera Lúcia Soares disse que a população não agüenta mais a situação, pois quando chove o local fica intransitável, e no período de seca, é a poeira que incomoda. “Todo dia tem gente precisando de atendimento médico devido a problemas respiratórios”, falou. A aposentada Carmina Dombroski confirma a informação, e disse que além dela, o neto de cinco anos também está com bronquite provocada pelo pó.

A situação está insuportável, diz a moradora Maria Dalva Pereira Alves, que garante que não abre mais a casa porque não consegue conviver com a sujeira. Ela afirma que já fizeram diversas reclamações na Prefeitura, mas nada foi feito. Maria Dalva afirma que a população do bairro não vai tolerar a situação, e se em quinze dias não forem tomadas providências, eles irão abrir buracos na rua para evitar a passagem dos veículos.

Segundo o vereador Pedro Paulo (PT), que acompanhou o protesto, a verba para o asfaltamento da via foi aprovada no orçamento de 2003, mas não foi executada. “Eles apenas fazem promessas, mas não cumprem o que está aprovado no orçamento”, disse.

Só em 2004

Segundo a coordenadora técnica da Regional Bairro Novo, Maria Isabel Alves Neves, o asfaltamento da rua está previsto para o ano que vem. “Quase todas as ruas que estavam com asfaltamento previsto para este ano foram transferidas para 2004. A Prefeitura não pode gastar mais do que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou Maria Isabel.

Voltar ao topo