Moradores não aceitam abrir área pública cercada

Os moradores do Conjunto Mercúrio, no bairro Cajuru, estão revoltados com a decisão da Justiça determinando a reintegração de posse para a Prefeitura de Curitiba de uma faixa terra de 300 metros quadrados que margeia o conjunto. Os moradores resolveram cercar o local há 10 anos, porque ele facilitava a fuga dos marginais que assaltavam as casas. Eles afirmam que depois das obras os roubos acabaram. Segundo informações do Setor de Patrimônio da Prefeitura, o local tem que ser aberto porque é uma área de uso público e precisa ter livre passagem.

Cada morador ficou com um pedaço do terreno. Antônio Dellani afirma que eles estão cuidando do local e das árvores que ali existem. Inclusive ele chegou a plantar muitas delas. Ele está revoltado com a situação, pois teme que os assaltos voltem a ocorrer. Ele conta que ladrões entraram em sua casa cinco vezes. Em uma delas, chegaram a ameaçar a sua esposa com armas e depois trancaram-na no banheiro. “A área livre facilitava a fuga”, diz.

Elvira Mascarenhas conta que viveu situação parecida. Os assaltantes viram que o marido dela havia saído e foram até sua casa pedir informações. Renderam a ela e à vizinha no portão, também ameaçando-as com armas. Dentro da casa amarraram as duas e levaram o que puderam. “Todos aqui na rua já foram assaltados”, reclama Dellani.

O presidente da Associação de Moradores Odenir Cândido conta que a faixa de terra onde existe um campo de futebol e um playground está abandonada e o local é muito visitado pelos marginais. Também afirma que os assaltos na região são freqüentes.

O setor de Patrimônio Público informou que a Prefeitura pretende revitalizar o local criando uma área de paisagismo e lazer. Ou ainda se for aprovado o projeto de transferência da ferrovia que passa pelo local para a Região Metropolitana, o espaço pode virar uma rua.

Voltar ao topo