Moradores do Xapinhal terão casa

A Cohab está aguardandoa liberação de recursos do governo federal para começar as obras de construção ou melhoria de unidades habitacionais para atender os moradores do Xapinhal ocupação irregular localizada no Sítio Cercado que está em processo de regularização e urbanização pela Prefeitura, dentro do programa Nossa Vila.

As casas serão construídas num novo loteamento para as famílias que serão relocadas, e as obras de melhoria habitacional vão beneficiar moradores que ocupam barracos em condições precárias de saneamento e segurança. O total de unidades novas incluídas no contrato é de 678.

O início dos trabalhos depende da emissão da ordem de serviço e deve ocorrer após o empenho dos recursos pelo Ministério das Cidades, agora responsável pela questão habitacional no país. O contrato com a empreiteira que venceu a licitação para a execução das obras (consórcio Coenge-Feg) já está assinado. O valor contratado chega a R$ 4,5 milhão.

Das 678 unidades, 529 serão construídas no loteamento Novo Horizonte. Elas irão abrigar famílias que hoje moram numa área de fundo de vale, às margens do Arroio Cercado, nos fundos do Xapinhal, e moradores de casas em locais onde serão abertas ruas, no interior da ocupação.

Outras 149 casas serão construídas no próprio Xapinhal, para atender famílias que estão morando em condições precárias de salubridade. O contrato ainda prevê que a empreiteira forneça material de construção para a realização de melhorias habitacionais em 229 unidades.

Voltar ao topo