Moradores de vila se arriscam em passarela

Diariamente, moradores da Vila Nova Barigüi, em Curitiba, se arriscam tentando atravessar uma passarela de pedestres que passa sobre o Rio Barigüi, na Rua 6. A passarela, que tem estrutura de ferro, está com os trilhos partidos e o piso de madeira bastante danificado.

Há dois dias, o comerciante Denílson Antônio de Oliveira, que mora na região, ajudou a socorrer um menino de sete anos que perdeu o equilíbrio ao atravessá-la e caiu dentro do rio. “As pessoas têm que andar sobre a passarela se equilibrando e cuidando para não pisar em falso”, conta. “O garoto perdeu o equilíbrio e caiu direto no rio.” Além do susto, o menino teve uma das pernas machucadas. “A sorte é que eu e outras pessoas estávamos por perto e vimos o que aconteceu, caso contrário a criança poderia ter morrido afogada”, lembra o comerciante.

Muitas crianças e adolescentes precisam utilizar a passarela para chegar às escolas localizadas do outro lado. Apesar do perigo, os pais preferem se arriscar com os estudantes do que optar por outro caminho, dando uma volta de cerca de 2 quilômetros pela vila. A travessia da passarela tem cerca de 250 metros. “É muito complicado pegar outro caminho”, comenta a dona de casa Isolda Carneiro, que diariamente leva os filhos à escola passando pela passarela. “A volta que a gente precisa dar é muito longa e geralmente as crianças não têm paciência para andar. Atravesso grudada nas crianças e morrendo de medo que elas se machuquem.”

O presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Barigüi, Davi Costa de Matos, revela que já tentou interditar a passarela por conta própria, utilizando fitas para barrar a passagem dos pedestres. Porém, a maioria das pessoas costuma não obedecer. “Já alertamos os pais para que não permitam que seus filhos atravessem e já fomos às escolas conversar com estudantes e professores”, conta. “Entretanto, muitas pessoas não enxergam outra solução a não ser a travessia da passarela.” Davi também já entrou em contato com a Prefeitura para pedir que seja feita uma reforma. Até agora, no entanto, sua solicitação não foi atendida.

Aprovada

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras Públicas já aprovou um projeto de execução de reforma imediata na passarela da Rua 6. As obras devem ter início nos próximos dias. Ainda este ano ou em 2004, uma nova passarela deve ser construída na região. Ela irá atender tanto os moradores da Rua 6 quanto os moradores da Rua 15, que também enfrentam dificuldades com uma passarela em mau estado de conservação.

Voltar ao topo