Moradores de Fazenda ficam entre o pó e a lama

Muito pó em dias secos. E muita lama nos dias chuvosos. É assim a rotina dos moradores do bairro Estados, em Fazenda Rio Grande. A Rua Curitiba e outras vias da região não possuem asfalto ou calçada. Moradores da região são obrigados a andar pela rua e respirar todo o pó levantado pelos carros. “Chega a faltar o ar de tanta poeira”, comenta a balconista Sirlene Bastos da Luz.

Para o auxiliar de operação de máquinas José Romeu Carvalho, a pavimentação no bairro já deveria ter sido feita há muito tempo. Ele visita com frequência a filha, que mora no bairro, e enfrenta o pó em toda caminhada. “A minha filha é obrigada a deixar a parte da frente da casa toda fechada por causa da poeira”, conta. A professora Eliane Bielak relata que limpa a casa no período da manhã e o local já está com uma camada grande de pó durante à tarde pela falta de asfalto nas ruas. “Ficamos nesta vida de pó ou de lama”, ressalta.

Na Rua Curitiba, há passagem de carros, caminhões e ônibus, o que ajuda a levantar mais pó. Além disso, existe o perigo na espera nos pontos de ônibus, que ficam bem rentes às ruas. E também aos pedestres, que são obrigados a dividir espaço com os veículos com a ausência das calçadas.

Nos planos

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da assessoria de imprensa, informou que a pavimentação das ruas do bairro Estados está dentro do planejamento para 2013. A administração municipal está apenas aguardando a liberação de recursos estaduais e federais já acertados para a obra. A prioridade será para as ruas onde passam os ônibus do transporte coletivo da cidade. Segundo a prefeitura, a meta é chegar a 90% das vias urbanas asfaltadas até 2014.