Moradores da Vila Zumbi discutem a reurbanização

Os líderes dos moradores da Vila Zumbi dos Palmares reuniram-se ontem com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, para definir a participação da comunidade no projeto de reurbanização do bairro. A Sanepar e outras instituições, como a Comec e a Cohapar, estão desenvolvendo um amplo projeto para melhorar a qualidade de vida dos moradores, que deve começar a ser implantado no início do próximo ano.

A vila surgiu de uma ocupação irregular, em área de manancial. Os rios de mananciais, de acordo com a classificação estabelecida pela Resolução Conama 20, não podem ser ocupados na faixa de 75 ou de 100 metros em ambas as margens. Para resolver o problema, entre outras ações, está prevista a construção de moradias verticalizadas, para evitar que as famílias sejam obrigadas a sair da região, onde mantêm laços de relacionamentos e fontes de renda. Segundo Maria Arlete, o projeto deve começar a ser implantado no primeiro semestre de 2004.

Pelo projeto, os imóveis contarão com infra-estrutura adequada, inclusive de saneamento básico – água tratada e coleta e tratamento do esgoto.

Voltar ao topo