Caçadores de notícias

Moradores da Vila do Papelão esperam por regularização

Moradores da chamada Vila do Papelão, no Capão Raso, vivem em condições precárias em um terreno ocupado irregularmente. Estima-se que entre 150 e 200 pessoas morem no local, onde há um córrego repleto de lixo e que sempre aumenta de nível nos dias de chuvas fortes. Os moradores estão na expectativa da regularização da área, após duas visitas de representantes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Na semana passada, com as fortes chuvas, a água invadiu parte das casas da vila, que possui vias e vielas de terra. Tudo virou barro, que parou nos bueiros na entrada do local, alagando também o acesso às casas, pela Rua Anton Tchekow. Há uma depressão na rua, ajudando ainda mais a acumular a água. “A água para aqui e a gente precisa atravessar deste jeito para chegar em casa. Também tem terra que para aqui porque nada é asfaltado”, conta Rafaela Portes Fernandes, moradora da vila há 18 anos.

O córrego também sofre com a erosão em alguns trechos. As casas montadas próximas da margem apresentam risco maior ainda. O manilhamento está presente em apenas parte da vila, deixando os moradores expostos ao alagamento. O córrego também vira depósito de lixo em alguns trechos, além da própria água trazer resíduos de outros locais para dentro da vila, conforme relatos dos moradores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibilizou uma caçamba para os moradores depositarem o lixo. Mas nem sempre a estrutura é utilizada.

Andar pela vila requer esforço diante de vielas e da forma como as casas foram erguidas. A maioria delas foi montada com placas de madeira ou materiais frágeis. Em alguns trechos, somente uma pessoa passa por vez. Parte das casas está em cima de um barranco. Cristiane Correa Palhano, que mora na vila há 10 anos, está com um problema em um dos pilares de sustentação de sua casa. Grávida, ela está preocupada com a situação da residência. “A Cohab veio aqui e o pessoal marcou as casas. Já tenho duas marcações na minha. E me informaram que não é para mexer em nada. Mas fica este risco”, comenta.

Regularização em 2013

A Cohab informou que existe um pré-projeto para a regularização e reassentamento na Vila do Papelão. Ou seja, as famílias vão permanecer na área após todo o processo. O estudo está em análise para aprovação e passa por diversas secretarias da Prefeitura de Curitiba. A regularização e o reassentamento devem acontecer em 2013. Quando tudo for definido, a equipe de assistentes sociais da Cohab vai fazer um levantamento socioeconômico da área, incluindo a identificação completa dos moradores, além do que já foi feito na região.

Gerson Klaina
Cristiane: casa marcada pela Cohab.
Gerson Klaina
Moradores não respeitam a placa e lixo se acumula na vila.