Moradores comemoram reforma em ruas da Linha Verde

Localizadas em lados opostos da antiga BR 116, as ruas Ipiranga, no bairro Pinheirinho, e Barão de Santo Ângelo, no Xaxim, vão ganhar uma nova função. Reformadas pela Prefeitura, elas deixarão de ser ruas locais para compor o Binário São Pedro, um dos quatro pontos de travessia segura e de ligação entre os bairros cortados pela rodovia. Os quatro binários, São Pedro, Fanny, Santa Bernadethe e PUC , fazem parte da Linha Verde, avenida que a Prefeitura está construindo na antiga 116. Os binários vão abrir novos e importantes caminhos na cidade.

A reforma das duas ruas inclui nova pavimentação, calçadas, passeios, iluminação, paisagismo e sinalização. As obras estão em fase final na Barão de Santo Ângelo, onde já foram feitos os trabalhos de drenagem, pavimentação e meio fio. Na Ipiranga, no lado oposto, estão sendo feitas as obras de drenagem, o que vai livrar os moradores da região de um velho problema: as enchentes provocadas pela inadequação do sistema de drenagem, que é muito antigo.

"Isso é evolução", afirma o aposentado Mario Belleti, que mora há 36 anos na rua Martin Wendrechowski, quase esquina com a Ipiranga. É uma benfeitoria ótima que vai trazer nova vida para esta região. Mas o mais importante para nós aqui é a drenagem. Se não tivermos mais enchente, será o ideal", diz Belleti. Acompanhado dos vizinhos Carlos Dias e Francisco Kulapski, o aposentado passeia pela rua em obras. "É sempre bom dar uma olhadinha".

O motorista de ônibus Carlos Dias afirma que a cidade está vivendo novos tempos. "Tem obra em tudo o que é lugar. O que estão fazendo na avenida Brasília, na Mario Tourinho, na Santa Bernadethe, muda muita coisa na cidade, valoriza cada região", diz ele.

Do outro lado da BR, na Barão de Santo Ângelo, onde já foi feita a pavimentação, Dirce Carvalho também comemora a melhoria da rua. Morando no mesmo endereço há 40 anos, ela diz que a reforma da rua está animando a família. O marido, Miguel, dono de um bar que funciona na frente da casa, já providenciou a pintura da fachada. "Depois que a rua ficar prontinha vai ficar muito bom mesmo", diz.

Trabalhador autônomo, fabricante de brindes em serigrafia, Luiz Crepoldi está colocando à venda uma casa que começou a construir na rua e afirma que, há três anos, não poderia pedir mais do que a metade do preço atual. "E ainda vai valorizar muito tudo isto aqui. O período de obras, com máquinas na frente de casa é sempre complicado, mas agora já está ficando muito bom".

A vizinha de Luiz, Isabel Garbelini, também comemora o fato de morar numa das ruas que fazem parte do projeto da Linha Verde. "Agora a Barão é uma rua larga, bonita, e bem pertinho da avenida nova", diz.

Novas ruas – As ruas Ipiranga e Barão de Santo Ângelo serão interligadas por meio da Estação São Pedro, de embarque e desembarque de passageiros. A união das duas ruas vai permitir a transposição da antiga rodovia, fazendo uma ligação direta entre a avenida Winston Churchil, perto do Terminal do Pinheirinho, no Capão Raso, e a rua Waldemar de Campos, que passa nos bairros Xaxim e Boqueirão.

Outras 20 ruas previstas no projeto da primeira etapa da Linha Verde vão interligar dez bairros, criando novos e importantes caminhos de ligação entre diferentes pontos da cidade. Para os moradores do entorno da Linha Verde, este é um dos grandes benefícios da obra. "Poder passar para o outro lado sem correr risco de vida, e sem precisar andar vários quilômetros para fazer a travessia, é uma das boas notícias que tivemos", afirma Mário Belleti, morador da rua Ipiranga.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.