Moradores buscam tirar jovens do caminho do vício

Vontade de transformar a própria realidade. Esse é o combustível que move as mulheres que encabeçam as atividades da Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Veneza (Amave), localizado na Rua Célia Cabral Salgueiro, em Santa Felicidade. A primeira reunião, realizada há um ano, foi no “mato” acumulado na Praça Recanto Itália, que fica nos fundos do Bosque São Cristóvão. A degradação do lugar e o risco iminente de que mais adolescentes e jovens que moram na região se envolvessem com drogas fortaleceram a necessidade de mobilização.

Segundo a vice-presidente Regina Saraceni, 60 anos, que há seis anos mora no Conjunto Veneza, os 300 metros quadrados de área cedidos pela prefeitura estavam abandonados e a sede tinha virado uma espécie de mocó. “O mato havia tomado conta e o espaço estava sendo utilizado por usuários de drogas que faziam de tudo aqui dentro”, conta.

Para Regina e as outras integrantes do grupo, a revitalização do espaço era o único caminho para afastar as drogas da região. Para isso, a Amave contou com o apoio da prefeitura e com materiais de construção para a reforma. “Os homens do Conjunto Veneza ajudaram com o telhado, mas boa parte das obras foi feita pelas mulheres que não se intimidaram em pôr as mãos na massa”, destaca a artesã Renilda Straiotto, 62 anos.

Em julho, a sede foi reaberta oficialmente, mas os mutirões de limpeza e obras continuam. Mesmo assim, a Amave já consegue oferecer várias atividades, como treinos de futebol nas noites de terça-feira, aulas de artesanato nas tardes de quarta-feira e, futuramente, aulas de dança de salão nas tardes de sábado. “Também fizemos algumas festas e confraternizações. A próxima será de Natal”, destaca Regina.

As aulas de futebol também começaram a dar frutos, com o time de futebol feminino As Amavenses, que é treinado pelo professor de Educação Física Fábio Saraceni. Ele promove as aulas gratuitamente. “Já começamos a participar de torneios”, revela a moradora e jogadora Adriane Simoni Polak Festa, 39 anos.

Marco André Lima
Na cancha de futebol, professor de Educação Física treina o time feminino.