Moradores aguardam solução para bueiro aberto

Permanece sem solução o bueiro destampado localizado no fim da Rua Anne Frank, no Boqueirão, zona sul de Curitiba. Os moradores da rua contam que além dos riscos de acidentes, como o ocorrido há algumas semanas com um garoto que caiu no buraco, o bueiro tem gerado uma série de transtornos como mau-cheiro e a cada chuva ele transborda espalhando pela rua lixo entulhos e esgoto.

Conforme havia anunciado na semana passada, a Prefeitura de Curitiba enviou uma equipe até o local. Mas, chegando lá verificou que o problema é de responsabilidade da Sanepar. Conforme explicações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o suposto bueiro, trata-se, na realidade, de um “poço de visitas”, que integra a rede de coleta de esgoto. Por esta razão, somente a Sanepar está autorizada a fazer qualquer intervenção. A assessoria explica que, sob o ponto de vista legal, a Prefeitura pode vir a ser autuada se mexer na área em questão.

A Sanepar, por sua vez, se comprometeu na tarde de ontem enviar uma equipe até o local, mas até o fim do dia não apresentou um parecer sobre a questão.

Enquanto o problema não é resolvido por nenhum órgão, moradoras como a dona-de-casa Aparecida Ruela de Oliveira, gradativamente estão perdendo seu patrimônio, além de viverem sob constante tensão. “Minha casa está praticamente condenada, porque qualquer chuvinha faz com que o buraco jorre água e, como conseqüência, minha casa é invadida por verdadeiras enxurradas”, relata.

“Minha mãe é idosa e mora nos fundos do terreno de minha casa”, conta Solange Rolin, vizinha de Aparecida. “Sempre que ameaça chover, dormimos com a preocupação que esta água suja a atinja e ela venha a adoecer.” Ela disse que há anos ela espera uma solução. “O descaso conosco é assustador”, lamenta.

Voltar ao topo