Moças do pão fazem sucesso pelas ruas do Ganchinho

No bairro Ganchinho, se alguém ouvir sobre a chegada das moças do pão deve saber que a referência é para Izabel, Davina, Maria Aparecida, Rosário, Fátima e Raquel, que trabalham na padaria comunitária da Associação de Moradores das Moradias 23 de Agosto. Em uma cozinha totalmente equipada, elas preparam pães, tortas, salgados, bolos e roscas doces, que depois são vendidas na própria associação. Mas elas também saem pelas ruas do bairro para vender a produção.

Elas já vão começar a fazer panetones e chocotones, atendendo a demanda de final de ano, além de aceitar as encomendas de empadões, tortas salgadas e outros quitutes para as festas e ceias deste período. As seis trabalham às segundas, quartas e sextas, das 7h ao entardecer. Em média, produzem 80 pães de forma por dia, além de outras variedades.

A padaria comunitária tem cerca de três anos e foi criada a partir do incentivo de um projeto para geração de renda alternativa. Algumas mulheres fizeram o curso e as seis resolveram participar da padaria. Tudo é repartido entre elas, tanto as despesas quanto os lucros. A cozinha foi equipada com a doação dos fornos e outros equipamentos.

“Eu não tinha experiência com padaria. Começamos aqui apenas com a ‘cueca virada‘ e depois fomos para os pães. Começamos mesmo do zero. Somente depois ganhamos o maquinário”, relembra Davina Alves. “A padaria comunitária mudou muita coisa para a gente. Faz bem para a saúde e também para a cabeça”, garante Maria Aparecida Vicente Silva. Quem fizer encomendas pode ligar para 9637-6369.

Confira o vídeo com as moças do pão.

Voltar ao topo