Caçadores de notícias

Mobilização de moradores reduz crimes no Água Verde

Os furtos e roubos de veículos se tornaram um problema histórico no Água Verde. Quem precisa deixar o carro na rua fica apreensivo. O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Água Verde cita que, em média, 56 veículos por mês são alvos de criminosos, representando quase dois furtos ou roubos por dia. “Isto se deve em parte pela quantidade de condomínios no bairro e também por ser um bairro tranquilo. Há ruas calmas e isto facilita a ação dos bandidos”, ressalta Paulo Roberto Goldbaum Santos, presidente do Conseg.

A situação chegou a tal ponto que, no ano passado, moradores colocaram placas nos muros do Cemitério do Água Verde para alertar quem deixava os carros ali sobre o risco de furto ou roubo. Depois de um trabalho intensivo envolvendo Conseg, Polícia Militar, órgãos públicos e a comunidade do bairro, o número de ocorrências naquela região caiu drasticamente. A rede de supermercados Condor colocou um sistema de monitoramento que também capta imagens das ruas e da praça em frente ao cemitério. E um policial militar faz atendimento durante o dia em um módulo policial situado do outro lado do cemitério.

“Por meio do Conseg, conseguimos melhorias significativas na região do cemitério. Solicitamos aos órgãos competentes uma série de ações, desde a poda das árvores, melhoria na iluminação e até calçamento e asfalto. Conseguimos com a Polícia Militar o retorno da módulo que estava desativado”, comenta Paulo Roberto.

O capitão Leandro Tonial, comandante da 5ª companhia do 12º Batalhão da PM – responsável pelo monitoramento do bairro -, conta que o número de roubos e assaltos praticamente zerou na região do cemitério. “Isto aconteceu desde a instalação das câmeras pela rede de supermercados”, afirma. De acordo com ele, quem tem a intenção de cometer algum furto ou roubo não quer estar sob a vigilância eletrônica e correr o risco de ser identificado.

Bebidas proibidas

Outro trabalho em conjunto do Conseg e a Polícia Militar foi na feirinha próxima ao Shopping Água Verde nas noites de quinta-feira. Uma aglomeração de jovens – muitos deles de outros bairros – estava incomodando comerciantes e moradores com o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, além de confusões, brigas e som alto. “Precisávamos identificar o motivo da aglomeração e vimos que os jovens compravam bebidas alcoólicas ali perto e ficavam na feirinha. Nós conversamos com o comerciante e coibimos a venda de bebidas. A partir daí houve uma série de operações”, informa o capitão Leandro Tonial. Houve prisão de traficante na feirinha e os policiais militares chegaram a chamar os pais de diversos jovens que frequentavam o local e causavam confusão.

O próximo projeto do Conseg do Água Verde é uma pesquisa sobre as demandas da população do bairro. O questionário será aplicado a partir de dezembro, no hall da agência Água Verde do Banco do Brasil. O levantamento dos dados vai gerar uma base para o planejamento de futuras ações na região. O Conseg realiza reuniões todas as últimas terças-feiras do mês, no Restaurante Ancoradouro (Avenida Água Verde, 663), a partir das 19h.

Confira o vídeo sobre o assunto.