Mobilização contra o câncer de mama

No próximo dia 27, Curitiba e Maringá se vestem de cor-de-rosa. Essa é a intenção da Associação Amigas da Mama (AAMA), organização que reúne cerca de 400 mulheres com vivência em câncer de mama, e que lançou ontem, no plenário da Assembléia Legislativa, o ?Dia de Luta contra o Câncer de Mama no Paraná.?

O objetivo da campanha é fazer com que os moradores dessas duas cidades, inicialmente, vistam-se de cor-de-rosa, ou utilizem o laço símbolo da campanha. ?Precisamos chamar a atenção da sociedade para que realizem seus exames de prevenção ao câncer de mama?, explica a presidente da AAMA, Tânia Mary Gomez, que lembra que, no Brasil, são registrados 49 mil novos casos da doença por ano.

Cerca de um terço das ocorrências acabam levando ao óbito, o que faz da doença a principal causa de morte entre as mulheres.

Ainda como parte da campanha, a AAMA está marcando para o dia 28, uma ação na Boca Maldita, em Curitiba, onde profissionais do Hospital Erasto Gaetner farão exames clínicos e prestarão orientação à população sobre como fazer o auto-exame. Além disso, durante a semana do dia 21 ao dia 28, as 100 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba estarão dando uma atenção especial ao câncer de mama.

Voltar ao topo