Missa para padroeira lembra ano eleitoral

Consciência na hora do voto. Essa foi a recomendação dada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti, na manhã de ontem, aos fiéis que compareceram à missa de celebração do dia da padroeira da capital, Nossa Senhora da Luz, realizada na Catedral Basílica de Curitiba. Ele lembrou que 2008 é ano eleitoral e disse que também iria rezar para que os eleitores tenham consciência na hora de votar.

“Vou pedir à Nossa Senhora para que o povo tenha responsabilidade na hora de escolher o futuro prefeito e os vereadores, pois são eles que vão dirigir nossa cidade pelos próximos anos”, declarou. Entre os fiéis estava o prefeito de Curitba e candidato à reeleição, Beto Richa.

O dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz, foi festejado com muitas missas, que ocorreram durante toda segunda-feira na catedral. O templo esteve o tempo todo aberto aos fiéis e bastante movimentado.

“Esperamos que cerca de 3 mil pessoas passem hoje (ontem) pela catedral. Estamos nos preparando para o dia de Nossa Senhora da Luz desde a última sexta-feira. Durante três dias, foram celebradas missas às 18h, onde foram refletidos diversos temas ligadas à vocação de Maria, seguidas de apresentações de corais”, disse o pároco da catedral, padre Genivaldo Ximendes da Silva.

Para a digitadora Maria Cristina Kolb, ontem foi um dia normal de trabalho. Entretanto, antes de iniciar sua jornada profissional, ela fez questão de passar na catedral para louvar Nossa Senhora.

“Costumo vir à igreja sempre para orar, agradecer por graças recebidas e pedir força. Sou muito fiel à mãe de Jesus. Fiquei muito tempo afastada da Igreja e foi Ela quem me trouxe de volta”, revelou.

A aposentada Gabriela Dudizc foi outra que acordou cedo para rezar. Ela participou da missa das 8h30. “Tenho muita fé em Nossa Senhora da Luz e acredito que esse é um dia muito especial. Sempre peço saúde e sou atendida. Enquanto algumas pessoas vivem no médico, eu não tomo remédio algum”, afirmou.

Entre os fiéis, também haviam pessoas de fora de Curitiba. Era o caso do empresário José Carlos de Araújo, que mora na cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo.

“Há alguns meses estive na catedral e pedi para continuar com um trabalho que desenvolvo em São José dos Pinhais. Fui atendido e viajei seis horas só para poder estar aqui e agradecer.”