Ministro Paulo Passos assina início das obras na BR-153

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assina, neste sábado (22), em União da Vitória (PR), ordem de início dos serviços para a execução de obras de adequação e restauração na BR-153/PR, entre União da Vitória e a divisa com o estado de Santa Catarina.

As obras têm 74,3 quilômetros de extensão, custarão cerca de R$ 200 milhões e devem ser finalizadas em 720 dias. O projeto prevê a restauração da pista, além de adequações e melhorias – como variantes, terceiras faixas, interseções, retornos e acessos, travessias urbanas, além de obras de arte.

Importância da obra

A BR-153, também conhecida como Transbrasiliana, é importante via de ligação entre as regiões Norte e Sul do País, uma vez que vai do Rio Grande do Sul ao Pará com seus 4.355 quilômetros de extensão. O subtrecho entre o município de União da Vitória (PR) e a divisa com o estado de Santa Catarina conecta a BR-153 com a BR-476, rodovia que liga Curitiba ao sul do estado. Além disso, o trecho serve de alternativa para o fluxo entre Curitiba e o Porto de Paranaguá e entre o interior de Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul.