Ministro Hélio Costa vem a Curitiba lançar a TV digital no Paraná

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, estará no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na próxima quarta-feira (22), para assinar o termo de consignação da TV digital no Paraná, autorizando o início das transmissões digitais. O Paraná será o primeiro Estado do Sul do país a obter a consignação.

A assinatura do termo de consignação será no auditório da UTFPR, às 17h, na avenida Sete de Setembro, 3165, em Curitiba.

Professores e estudantes do Campus Curitiba da UTFPR estiveram diretamente envolvidos com os ensaios de transmissão do sinal de TV digital, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), iniciados em abril.

Para se entender como a tecnologia digital funciona e levantar problemas operacionais que possam ocorrer durante as futuras transmissões comerciais, foi celebrada uma parceria entre a Universidade Tecnológica e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), com apoio técnico e operacional da Rede Paranaense de Comunicação. Com isso, a UTFPR obteve uma licença experimental para transmissão do sinal de TV digital na RMC.

Durante os ensaios, foram verificados o nível do sinal, sua robustez em relação à variação de parâmetros de transmissão e a qualidade de vídeo na recepção. Para tanto, foi utilizado um veículo móvel com antena e equipamentos próprios para a realização dos testes, que acontecem quase todos os dias. Durante os ensaios, qualquer pessoa que possuísse um conversor apropriado (set-top box) já pôde acessar o sinal digital.

Além das atividades e pesquisas em andamento, a UTFPR, juntamente com a PUC e a UFPR, teve um projeto recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para formação de recursos humanos na área de TV digital. Coordenado pela professora Keiko Fonseca, do Departamento Acadêmico de Eletrônica do Campus Curitiba, o projeto objetiva formar mestres e doutores em linhas de pesquisa como propagação e modulação de sinal, códigos, avaliação da qualidade de sinal e interatividade.