Mais de 387 mil ocorrências de acidentes de trabalho foram registrados no Brasil no ano passado. O levantamento é da Fundação Jorge Duprad Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) do Ministério do Trabalho e Emprego. No Sul, foram 94.015 registros, dos quais, 27.477 no Paraná. Apesar de serem oficiais, esses dados não representam a realidade, já que a estimativa é que esses números sejam muito maiores.
A afirmação é do procurador do Trabalho, Luercy Lino Lopes, que coordenou ontem em Curitiba o 2.º Seminário do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado do Paraná (FPMAT). Segundo Lopes, de 30% a 40% dos acidentes de trabalho não são notificados. “Isso acontece não só pela omissão das empresas e funcionários, mas também porque há muita informalidade no mercado”, disse.
De acordo com o procurador, com a criação do FPMAT foi aberto um canal de debates sobre o assunto, envolvendo todos os segmentos ligados ao mercado de trabalho. Com isso, buscam soluções para melhorar o quadro dos acidentes. Lopes ressaltou que o papel do Ministério Público nesse processo acontece com a preservação e restauração do meio ambiente do trabalho, e na repressão, com a aplicação de punições e responsabilização civil dos danos.


