Minifazenda de escola traz motivação a pré-escolares

Crianças entre 1 e 6 anos de idade estão desenvolvendo o prazer de aprender em aulas práticas com animais. Há três anos, a Escola Nova Geração, em Curitiba, criou, dentro da própria instituição, uma minifazenda, com cerca de 34 bichos, domesticados especialmente para trabalhar com os alunos. Segundo as irmãs Maria Anita e Maria Alcina de Souza Castro, diretoras do colégio e idealizadoras do projeto, a idéia surgiu da vontade de inventar um diferencial no método de ensino atual, fazendo com que as crianças aprendam brincando.

Nas aulas práticas, os alunos têm contato direto com animais menores do que os tradicionais como uma minivaca, miniporcos, miniovelhas, além de coelhos, pôneis, patos, codornas, carpas, tartarugas e quatro tipos diferentes de galinhas, entre elas a de angola. “A variedade de animais possibilita o ensino de temas diversos como a zootecnia, culinária e até a temida matemática, com a contagem das patas ou do número de animais, por exemplo”, afirma Maria Anita.

Para a analista de sistemas Cláudia Vanessa Oliveira Silvestre, que tem seus filhos gêmeos, Lucas e Giovanni, de 3 anos de idade, matriculados na escola, a mudança tanto no desenvolvimento intelectual quanto comportamental foi bastante significativa depois que as crianças tiveram contato com os animais da escola. “Antes eles eram muitos agitados, hoje estão mais tranqüilos”, afirma Vanessa.

A escola, que há sete anos está no mercado, atualmente tem cem alunos participando do projeto da minifazenda. “Nossa maior realização é ver o sorriso no rosto das crianças e ainda proporcionar um desenvolvimento de raciocínio rápido e uma conscientização da importância de respeitar os animais”, acrescenta Maria Alcina.

Voltar ao topo