Mil casos de dengue em Londrina

Já passa de mil o número de casos de dengue em Londrina. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados 1.011 casos da doença. As autoridades sanitárias confirmam que há cerca de 10 mil casos notificados no Estado, sendo que 6 mil só em Londrina. A positividade até agora apresenta uma média de 15%.

“Os trabalhos estão intensos em Londrina para eliminar o mosquito adulto. Também estão sendo feitos mutirões e campanhas educativas”, afirmou o diretor do Centro de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, José Francisco Konolsaisen. Ele disse que estão sendo feitos estudos para saber o porquê do alto número de casos em Londrina. Para ele, ainda é cedo para tirar conclusões, mas cita como motivos as duas grandes invasões nas regiões de Marabá e Amparo, onde, por falta de infra-estrutura, as pessoas se utilizam de latas e garrafas para armazenar água, formando excelentes criadouros para o mosquito da dengue, explicou o médico.

Para ele, as altas temperaturas e as chuvas também contribuíram, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento do inseto, que tem tido um ciclo muito curto, três dias, quando o normal é de 7. Mas ele admite que autoridades federais, estaduais ou municipais podem ter falhado no trabalho de prevenção.

“A secretaria treinou cerca de 600 médicos para que os diagnósticos, principalmente o da dengue hemorrágica, sejam precoces, aumentando assim a possibilidade de cura”.

Voltar ao topo