Mídia pioneira comemora oito anos

Há exatos oito anos surgia no Paraná um site que, a princípio, seria para divulgar os jornais O Estado e Tribuna do Paraná. O projeto começou com o então diretor Marcos Paulo Assis, que recebeu de Paulo Pimentel carta branca para a criação do site. Pouco mais de três meses foi o tempo em que Assis levou para organizar a equipe e colocar no ar o http://www.paraná-online.com.br. No dia 16 de junho de 1997 estrearia o canal que hoje é um dos grandes veículos de comunicação do Grupo Paulo Pimentel e que, desde sua criação, prioriza as notícias do Paraná.

"Hoje, com mais de 40 mil acessos diários, o site não fica somente nas matérias produzidas pelos jornalistas do impresso", diz Clemente Moreira Neto, atual editor responsável. "Foram criadas várias editorias, dentre elas, o Vida e Saúde, contando com pouco mais de dois mil acessos diários", exemplifica.

Nesses oito anos, a equipe do site já passou por vários editores responsáveis, mas o primeiro foi Ruben Holdorf, que permanceu até o final de 1999. Holdorf conta que cerca de dois meses antes, Marcos Paulo havia convidado para ser o editor responsável pela nova mídia do grupo. "Respondi-lhe que aceitava desde que pudesse fazer uma contra-proposta. Ele me cedeu duas semanas de prazo. Na semana seguinte, Marcos me surpreendeu e perguntou se eu já tinha a proposta. Eu a apresentei e ele aceitou, dando-me toda a liberdade para editar os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, podendo acrescentar outras editorias, sessões, colunas, etc", relembra. Holdorf conta ainda, que em setembro do mesmo ano os acessos mal alcançavam as quarenta visitas diárias. "Somente com um novo layout, criado pelo Dante Luiz Alberti na virada de 1997-1998, o site decolou de vez, chegando em dezembro de 1999 a mais de 3.000 acessos diários", compara o ex-editor. Hoje, professor universitário em São Paulo e diretor da revista Canal da Imprensa, Holdorf recorda uma passagem interessante das madrugadas de 1998.

"No início de 1998, furamos todos os jornais e sites do País ao noticiar a morte do alpinista Mozart Catão, informada pelo irmão de Waldemar Niclewicz em telefonema de São Paulo.

Últimas notícias

Em 2000, o Paraná-Online dava mais um passo para a tendência da internet. Começavam ali as Últimas Notícias, onde o jornalista atualizava o que de mais importante acontecia no Estado. Esse link atualmente tem alcance nacional, já que parcerias com agências foram fechadas e os jornalistas Flávio Augusto Laginski e Priscilla Fogiato fazem atualizações durante o dia.

Flávio, contratado em abril de 2004, também traz suas críticas de cinema ao site. Aliás, o link de cinema é uma das atrações da última reformulação produzida pela equipe do canal, em setembro de 2004. Editada por Clemente, o link ajudou a alavancar os acessos. Também em 2004, o site contou com o reforço da jornalista Priscilla Fogiato, cuja experiência trouxe um toque a mais para os canais de cultura. "Estamos com um projeto de impulsionar nosso link de Artes e Espetáculos, que é uma área que a jornalista domina bem e gosta de fazer", comenta Neto. O site ainda conta com o jornalista Newton Rodrigo, que faz a edição do material que é cedido pelos jornais O Estado e Tribuna do Paraná.

Leia mais sobre os oito anos do Paraná-Online, na coluna de Ruben Holdorf.

Voltar ao topo