Microchipagem gratuita de cães e gatos neste sábado

Donos de cães e gatos têm uma oportunidade de microchipar os animaizinhos de estimação gratuitamente neste sábado (10). Um número limitado de 150 microchips serão aplicados durante o Comunidade Escola que acontecerá na Escola Municipal Papa João XXIIII, no Portão, das 10 às 16 horas.

A Lei Municipal 13.914, de 23 de dezembro de 2011, tornou a microchipagem obrigatória a todos os animais comercializados em Curitiba. Os números dos registros são incluídos no Sistema de Identificação Animal (SIA) da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 O prazo de 90 dias concedido para que os estabelecimentos se adequassem à nova Lei expirou em março. Desde então, os comerciantes são obrigados a fornecer o certificado da microchipagem com registro no SIA, as vacinas apropriadas de acordo com a idade do animal e o certificado que o classifica como esterilizado ou reprodutor.

 Atualmente, mais de sete mil animais estão cadastrados no SIA, mas a expectativa é que este número aumente com o trabalho de orientação que está sendo feito pela Rede.

 O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade, explica que os clientes dos petshops e aviários podem ajudar a fiscalizar, exigindo a microchipagem no momento da compra.

 Amigo Bicho

 Já tem data marcada a próxima edição da Feira Amigo Bicho, evento que tradicionalmente faz microchipagem gratuita em animais de estimação. Será no dia 8 de dezembro, no Parque Barigui.

 No evento, haverá ainda orientação sobre guarda responsável e adoção de animais domésticos castrados, vacinados e microchipados, numa parceria com ONGs de proteção animal.

 A Feira também conta com apresentação teatral de fantoches e presença da unidade Castramóvel para visitação. “O objetivo principal do Amigo Bicho é sensibilizar a população para o problema do abandono e maus tratos dos animais”, explica Trindade.

 A primeira edição da feira aconteceu há um ano. Como resultado, quase dois mil microchips já foram instalados em animais domésticos e cerca de 15 mil pessoas receberam orientações. “O evento já é um diferencial na sensibilização e conscientização da população”, afirma Trindade. Ele conta que a feira começou com pequeno porte, mas foi bem aceita pela população e cresce a cada edição.

Voltar ao topo