Método holandês ajuda no desenvolvimento de crianças especiais em Curitiba

Despertar a curiosidade e possibilitar a independência das crianças especiais. Essa é a intenção principal do Snoezelen, um método de terapia originário da Holanda, que trabalha com os indivíduos por meio da estimulação dos cinco sentidos e das emoções que isso desperta, ajudando no desenvolvimento motor e emocional das crianças especiais. Diferente de outras terapias, o Snoezelen acredita que o contato direto entre paciente e terapeuta é essencial para o desenvolvimento das crianças.
 
A técnica é indicada para crianças com diferentes graus de deficiência física, mental ou psicológica, independente do grau de limitação, sendo especialmente indicado em casos de falta de atenção, agressividade, problemas de socialização e hiperatividade. No Brasil, há poucas entidades cadastradas para oferecer a técnica. Entre elas, está a Amcip (Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção), uma entidade de Curitiba que presta atendimento gratuito a crianças especiais.
 
A Amcip disponibiliza uma sala adaptada para a aplicação do Snoezelen. O local tem paredes brancas, com inserções de luzes, sons, cores, texturas, movimentos e aromas. O objetivo é estimular a criança a se movimentar e descobrir o mundo exterior.
 
A Amcip é uma instituição filantrópica especializada em reabilitação infantil, com foco na independência e inclusão sócio-educacional das crianças especiais. Atualmente, a entidade atende mais de 100 crianças entre 0 e 6 anos com diferentes tipos de deficiência mental, psicológica ou física. 

Voltar ao topo