Paralisação

Metalúrgicos da Volks não aceitam acordo e continuam em greve

Os cerca de 4 mil metalúrgicos da unidade da Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, rejeitaram, em assembléia realizada nesta segunda-feira (8), a nova proposta da empresa e continuam a greve iniciada no dia 1º. A Volkswagen deu entrada, na sexta-feira, a um pedido de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A proposta contempla os 7,15% da inflação acumulada nos últimos 12 meses e um aumento real de 3,6%, além de abono de R$ 1.450,00 a ser pago no dia 22. Apesar de o índice ser superior ao dos acordos fechados com os trabalhadores da Renault e com a Volvo, também instaladas no Paraná, que conseguiram aumento real de 2 5%, os funcionários da Volks insistem no pedido inicial de 5%. E também querem abono de R$ 1,5 mil.

Uma assembléia foi marcada para amanhã de manhã, quando os metalúrgicos esperam que lhes seja apresentada nova proposta. No entanto, com o pedido de dissídio, o mais provável é que a questão seja decidida na Justiça. “Tentar resolver as coisas por dissídio é um retrocesso”, afirmou, por meio de sua assessoria, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.