Mesmo ameaçada, UFPR abre inscrições

Mesmo com o sistema de cotas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sendo questionado na Justiça, os candidatos que se encaixarem no perfil podem se inscrever para disputar os 20% de vagas para afro-descendentes ou 20% para alunos de escolas públicas. Se houver mudanças no processo seletivo, elas vão ocorrer apenas na hora da classificação. As inscrições começaram ontem e terminam no dia 12 de setembro. Como no ano passado, só vão poder ser feitas pela internet. São 4.144 vagas distribuídas em 47 cursos.

A polêmica sobre as cotas começou na semana passada, quando o procurador da Republica em Guarapuava, Pedro Paulo Reinaldin, propôs uma ação civil pública com pedido de liminar para que a UFPR não aplique o sistema. Mas o coordenador do núcleo de concursos da instituição, José Erasmo Gruginski, acha que dificilmente a Justiça decidirá contra o sistema, pois a universidade está bem embasada juridicamente e tem apoio dos governos estadual e federal. “Mas se a Justiça decidir contra as cotas, as mudanças só vão ocorrer na fase de classificação. Nada muda nas inscrições e nas provas”, comenta.

Além do sistema de cotas, outra novidade é o horário das provas e a forma como os conhecimentos dos estudantes vão ser testados. O vestibular vai começar às 14h – os portões fecham às 13h30. Na primeira fase, os vestibulandos respondem 80 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do ensino médio. A prova será realizada no dia 28 de novembro e serve como uma espécie de triagem. Quem for classificado, passa para a segunda fase e realiza uma prova de redação e mais duas de conhecimentos específicos referentes ao curso pretendido. As provas ocorrem nos dias 19 e 20 de dezembro e são discursivas.

Só não vão ser discursivas as dos cursos de música, desenho industrial e arquitetura. “Este modelo valoriza a capacidade de leitura e interpretação do aluno. Além disto, só cobra um conhecimento mais profundo dos conteúdos específicos do curso pretendido”, explica Gruginski.

Detalhes da inscrição

Quem não tiver acesso a internet pode fazer a inscrição nos terminais instalados no prédio central da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade e também na Escola Técnica no Jardim das Américas. A taxa de R$ 76 deve ser paga em uma agência bancária. O guia do candidato também será acessado na internet.

A inscrição eletrônica também gerou mudanças no sistema que evita fraudes. Quando o candidato receber o comprovante de inscrição, deve colar a sua fotografia e nos dias de vestibular terá que deixar a sua impressão digital no comprovante e também em todos os testes. Caso consiga uma das vagas, as impressões vão ser conferidas.

Quem quiser pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição deve se apressar. O prazo para a entrega dos documentos termina na próxima quinta-feira. Podem requerer o benefício estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 260. O pedido deve ser feito no prédio da Praça Santos Andrade.

Serviço: As inscrições para o vestibular 2005 devem ser feitas no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br até o dia 12 de setembro. No entanto a taxa bancária pode ser paga até o dia 13. Neste concurso as provas vão ser realizadas só em Curitiba.

Voltar ao topo