Merenda será avaliada em estudo nacional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi uma das instituições escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) para desenvolver uma pesquisa sobre a qualidade e gestão dos recursos da merenda escolar. Por isso, inaugurou ontem o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane-PR), cuja entidade irá centralizar os dados do trabalho desenvolvido por professores e extensionistas da universidade.

De acordo com o coordenador de gestão adjunto do Cecane-PR, Ivan Domingos Carvalho Santos, o centro é o resultado de uma parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem como proposta realizar apoio, melhoria da qualidade de gestão e do controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desenvolvido pelo MEC. Segundo Santos, além da UFPR, outras quatro universidades federais: a da Bahia, Rio Grande do Sul, Brasília e São Paulo irão participar desse trabalho.

A UFPR ficará encarregada da elaboração de metodologias qualitativas da alimentação dos escolares, bem como, desenvolver métodos de avaliação dos gestores, nutricionistas, conselheiros e merendeiros que atuam no PNAE de agricultores assentados da reforma agrária. 

Voltar ao topo