Rebeca do Rocio Castro, aluna da 2ª série da Escola Municipal Herley Mehl, no Boa Vista, adora o iogurte de morango com roscas de polvilho que é servido como merenda na escola onde estuda, uma vez por mês. Rebeca faz parte das 140 mil pessoas que consomem refeições nas escolas, creches e unidades educacionais do município. Os cardápios são balanceados e preparados para atender as necessidades nutricionais diárias dos alunos.
Diariamente a Prefeitura de Curitiba serve 235 mil refeições, o equivalente a 56 toneladas de alimentos, nas escolas e creches municipais. A idéia é fazer com que o lanche e o almoço consumidos no período escolar sejam um elemento educativo, e ensinem as crianças a consumir alimentos ricos em vitaminas e proteínas.
A nutricionista e gerente de alimentação da Secretaria Municipal da Educação, Sirlei Moleta Valaski, diz que é importante a família dar continuidade as ações iniciadas na escola e na creche. "Muitas crianças aprendem a comer frutas e verduras a partir da merenda. Estes hábitos devem ser estimulados também em casa", disse Sirlei.
O trabalho nas escolas e creches é feito pelo Projeto de Educação Nutricional para unidades da Rede Municipal de Ensino, lançado em maio, pelo prefeito Beto Richa. São 10 ações que despertam a prática de hábitos saudáveis e que podem se estender pelos demais períodos de vida do aluno. "Criança bem alimentada tem melhor desempenho de aprendizagem", diz o prefeito Beto Richa ao ressaltar o investimento da merenda como uma das prioridades da área da educação. Voltado aos alunos e familiares atendidos nas 168 escolas municipais, 154 centros municipais de educação infantil (CMEIs) e nas unidades de contra-turno escolar, o projeto de Educação Nutricional tem a participação das secretarias municipais da Educação, Abastecimento e Saúde. "Nossa intenção é propagar hábitos de saúde e conquistar novos parceiros interessados em ampliar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. (SMCS)