Mercado Municipal ganhará obra de Poty

Os freqüentadores do Mercado Municipal de Curitiba terão uma bela surpresa no próximo dia 29 de março. A data marca o aniversário da cidade e de um dos mais importantes artistas curitibanos, Poty Lazzarotto. Neste dia será inaugurado, numa homenagem da cidade para Poty e de Poty para a cidade, um painel inédito do artista plástico. Uma gravura de um feirante de descendência oriental atendendo numa banca do mercado será transformada num gigantesco painel de 33 metros quadrados em cerâmica numa das paredes do Mercado Municipal.

O irmão mais novo de Poty, João Lazzarotto, contou que o artista era assíduo freqüentador do Mercado Municipal. “Nós sempre vivemos ali naquela região. O ateliê dele era na Rua da Paz, bem perto do Mercado”, contou, afirmando que mais este painel colocado na cidade serve com reconhecimento do trabalho de seu irmão, deixando a família orgulhosa.

Conforme o diretor das Unidades de Abastecimento da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba, Augusto Tadao Hirata, o painel estará pronto com certeza no dia 29 de março. Inicialmente tinha-se a idéia de inaugurá-lo com a segunda parte da reforma que o Mercado recebeu, todavia não foi possível.

A obra está sendo executada pela construtora R. A. Machado. O proprietário da construtora é Rozério Machado. Além de trabalhar por onze anos na execução das obras de Poty, Machado se tornou amigo particular do artista. “Comecei a trabalhar com ele quando foram feitos os painéis no Palácio Iguaçu. Depois disso ele gostou do meu trabalho e sempre pedia que eu executasse suas obras. Fizemos uma boa amizade por causa disto”, contou, ressaltando que a visita diária ao Mercado Municipal era realmente um dos hábitos de Poty. “Até o cabelo ele cortava lá”, contou.

Poty Lazzarotto nasceu em 29 de março de 1924 e morreu em 7 de maio de 1998.

Voltar ao topo