Mercado Municipal ganha obra de Poty

Um painel de 33 metros quadrados retratando um comerciante oriental atendendo em sua banca de hortigranjeiros é a mais nova atração do Mercado Municipal. O mural, que leva a assinatura de Poty Lazzarotto, foi inaugurado ontem, dia em que Curitiba comemorava 310 anos e que o artista, falecido em 1998, completaria 79 anos de idade. A solenidade contou com a presença do prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marina Taniguchi, secretário municipal de Abastecimento, Ubirajara Schreiber, o irmão de Poty, João Lazzarotto, entre outras autoridades e anônimos.

“Poty dispensa comentários pela sua humildade. Seus traços reproduziram a cidade que mais amava, que era Curitiba”, discursou emocionado o irmão mais novo de Poty, o cartorário João Lazzarotto, 70 anos. Segundo ele, o Mercado Municipal representava para o artista “a sua casa, seu ninho”. “Seu ateliê era bem aqui em frente. Ele vinha ao Mercado para tomar café, cortar o cabelo. Aqui ele deixou sua lembrança”, completou.

Para o prefeito Cássio Taniguchi, o painel “mostra e retrata o cotidiano do Mercado e a identidade das pessoas com o local”. “Poty foi fundamentalmente um curitibano que valorizou muito suas raízes, suas origens. Até a data de seu nascimento – 29 de março de 1924 – tinha a ver com a cidade”, comentou o prefeito.

De acordo com João Lazzarotto, a obra do Mercado Municipal foi feita por Poty há cerca de seis anos, quando o imperador do Japão veio ao Paraná e foi presenteado com a gravura. A confecção do painel exposto no Mercado Municipal, em azulejos, coube aos artistas plásticos Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli.

Além do desenho com a marca de Poty Lazzarotto, o Mercado Municipal também ganhou poesias. Grandes painéis espalhados entre as bancas de frutas e verduras levam a poesia paranaense de Helena Kolody, Paulo Leminski, Edu Hoffmann, Alice Ruiz, entre outros, para dentro do Mercado. Na festa de comemoração do aniversário de Curitiba, também foi lançado um livreto, com postais destacáveis, com o painel de Poty e fotos que retratam a história e a atualidade do Mercado Municipal.

Voltar ao topo