Reforma

Mercado Municipal de Curitiba deverá ser ampliado

Foi lançado ontem, pela prefeitura de Curitiba, o edital de licitação para início das obras de reforma do Mercado Municipal, previstas para começar em janeiro de 2010. Nos planos, estão alterações que beneficiarão lojistas e frequentadores do mercado.

Com a reforma, o espaço físico do local aumentará de 12 mil para cerca de 30 mil metros quadrados. Isso fará com que o fluxo de visitantes salte de 50 mil para 80 mil durante os fins de semana.

De acordo com a Prefeitura, após a reforma, o Mercado Municipal seguirá o padrão do Mercado Orgânico, com melhor infraestrutura, estacionamento, sinalização e padronização das lojas. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 21 milhões, provenientes da prefeitura de Curitiba e do Ministério da Agricultura.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), Luiz Gusi, o mercado não estava mais compatível ao intenso crescimento da população. “O Mercado Municipal fez 51 anos. É uma estrutura tradicional e antiga na cidade, mas uma medição apontou que o número de visitantes chegue a 80 mil em 2011. Por isso a necessidade da reforma. Precisamos adequar o Mercado Municipal para a realidade”, afirma.

A reforma será uma obra de grande porte, mas que não suspenderá a atuação dos lojistas do mercado. “Trata-se de uma engenharia de ataque. Manteremos tudo aberto durante as obras em uma área provisória. Para permitir isso, desapropriamos três terrenos ao redor do mercado, que abrigarão lojas e a praça gastronômica em um novo prédio que será construído”, explica Gusi.

Segundo ele, a praça de alimentação ficará mais espaçosa, pois passará de 680 lugares para 1,2 mil. “Mudaremos ainda toda a instalação elétrica do mercado. Com isso, poderemos modernizar o sistema de telefonia e de internet dentro do mercado”, ressalta.

Quem já esteve no Mercado Municipal durante o final de semana sabe como é complicado achar uma vaga para estacionar o carro. No projeto de ampliação do mercado, esse problema será resolvido.

Vagas

“Nesse caso partiremos para uma parceria público-privada. Faremos um prédio para estacionamento que abrigará, além dos carros dos visitantes, uma área exclusiva para carga e descarga, um dos maiores problemas do mercado hoje. Teremos também vestiários para os funcionários, que será independente do banheiro frequentado pelos visitantes”, conta.

Para a construção do estacionamento (prevista para janeiro de 2011), um novo edital de licitação será aberto. “Durante esse período não teremos estacionamentos para o mercado, esse é o preço que iremos pagar para termos um lugar melhor no futuro”, observa. O prédio terá sete andares e 460 vagas. O edital de licitação pode ser comprado na Secretaria Municipal de Obras Públicas por R$ 70.