Mercado Municipal comemora seus 46 anos

O Mercado Municipal completa hoje 46 anos de atividades. O local abriga lojas de produtos variados e recebe em média a visita de 15 mil pessoas por semana. No dia 7, haverá uma comemoração especial com apresentações musicais e promoções, mas as festividades vão durar o mês todo e incluem uma exposição fotográfica e oficinas de artesanato.

O Mercado Municipal já virou atração turística na cidade pela sua variedade de produtos. Um dos que mais atraem os consumidores são os diferentes tipos de ervas. Os chefes de cozinha, dos mais refinados restaurantes, buscam ali seus temperos. Entre eles o tomilho, aneto (dill), aniz estrelado, sementes de zimbro, alecrim, coentro, segurelha, variedades de pimentas em grão, páprica importada da Hungria. Além de conservas, embutidos, doces, geleias, compotas, molhos, grãos, frutas e verduras.

Há ainda produtos exóticos como as tâmaras e damascos vindos do Oriente Médio, o tofu (queijo de soja), tomates secos, nozes, vinagres balsâmicos (de uva) italianos ou azeite de oliva extravirgem de Portugal, Espanha ou Argentina, azeitonas gregas, sementes de papoula, brotos de bambu, páprica, cúrcuma ou cremor de tártaro.

O local também oferece vários serviços como tabacarias, farmácias, lojas de produtos diet e praça de alimentação. Ao todo são 232 bancas, 98 boxes e 154 permissionários, com mil empregos diretos. No atacado, são comerciadas em média 126 toneladas de produtos e no varejo 88 toneladas.

Reforma

A última reforma no local ocorreu em 2002 e foram gastos R$ 2,5 milhões. De lá para cá o movimento aumentou. A comerciante Dolores Dias Cabral trabalha no local há 30 anos e vivenciou todas as fases do mercado. Segundo ela, depois da reforma as pessoas começaram a freqüentar mais o ambiente. “Está mais limpo e organizado”, compara. No entanto, o movimento que tinha décadas atrás nunca se recuperou. “São os grandes supermercados que se instalaram na cidade”, aponta.

Eliseu Mário Suguimati herdou o restaurante que foi aberto pela avó. Conta que agora ele atende os filhos dos clientes da época em que a matriarca cuidava da comida. Eliseu guarda um carinho especial pelo mercado, foi dali que conseguiu tirar o sustento da sua família. Agora, os filhos estão estudando e vão poder optar por outra profissão ou, quem sabe, seguir o caminho do pai.

O aniversário será comemorado no dia 7 com apresentações musicais, oficinas de artesanato em areia, cerâmica e madeira, e ainda, exposição de fotos. As duas últimas atrações vão estar disponíveis durante todo o mês.

Entre as fotos, chama atenção a do filho de Isabel Schimer, 53 anos, que tem uma banca de frutas e verduras. Ela não tinha com quem deixá-lo quando era pequeno e o levava para o trabalho. O filho acabava dormindo dentro das caixas de bacalhau. Hoje a história se repete com a neta. O Mercado Municipal abre na segunda-feira das 6h às 14h, de terça a sábado das 6h às 18h, e aos domingos das 7h às 13h, mas a praça de alimentação fica aberta até as 15h.

Voltar ao topo