Mercado de Paranaguá terá incentivos para o turismo

O “Mercado Novo” de Paranaguá (mercado Nilton Abel de Lima), ao lado da passarela de saída para Ilha de Valadares, foi inaugurado em 2009 e receberá dois incentivos a mais para o turismo. Um deles é a construção da praça em frente ao comércio, juntamente com um deck para barcos.

Hoje o espaço está ocioso, somente com areia. Outro incentivo será a construção de estacionamentos para carros e ônibus, o que deve facilitar o acesso ao local. O projeto para a construção da praça e do deck já está em fase de contratação da empresa, segundo a arquiteta da prefeitura de Paranaguá, Rita Abe.

Ela explica que o movimento no mercado deve melhorar, porque os comerciantes foram retirados do miolo do centro histórico para o restauro do mercado antigo. No entanto, ainda não há previsão de início das obras.

Opiniões

A comerciante Vitória Batista, avalia que o novo mercado ficou bom em relação à estrutura, mas péssimo na localização. “Eles deveriam fazer a restauração lá e deixar os mesmos lojistas, e não colocar outros. O movimento lá era melhor”, diz se referindo ao mercado antigo.

O outro comerciante do local, Rubens Alves, acredita que o deck deverá atrair mais gente para o mercado. “Os moradores das ilhas não têm estrutura, dependem de Paranaguá. Se tiver deck aqui será ótimo”, comentou.

Outra vendedora de artesanato, Juraci Farias, também reclamou que o movimento caiu depois da mudança de endereço, mas afirmou que a organização do local está bem melhor do que antes, no antigo. “Com a praça e os estacionamentos vai melhorar ainda mais, esperamos isso”, comentou.

Voltar ao topo