Mercado de Orgânicos usará água da chuva

O primeiro mercado público de produtos orgânicos Brasil está quase pronto. As últimas obras de acabamento no prédio, anexo ao Mercado Municipal de Curitiba, estão sendo feitas. A inauguração do Mercado de Orgânicos está prevista para acontecer dentro dos próximos 60 dias.

O prédio de arquitetura moderna será conectado ao antigo Mercado Municipal, para que o público possa circular nos dois ambientes. O acesso será aberto e integrado pela praça de alimentação.

Outra novidade é o sistema de captação de água de chuva. Uma calha especial no telhado transportará a água para um reservatório e ela será usada em ambientes e serviços que não necessitem de água potável, como limpeza de piso e sanitários. O ambiente interno do Mercado de Orgânicos favorece a luminosidade natural.

“O Mercado de Orgânicos será uma referência para o país, tanto como apoio às boas práticas alimentares como incentivo à produção orgânica, que hoje é feita em grande parte por pequenos agricultores”, destaca o prefeito Beto Richa.

O Mercado de Orgânicos terá segurança monitorada por 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos e sistema de captação de água de chuva, além de aproveitamento da luz natural. Outras 36 câmeras serão instaladas futuramente dentro do Mercado Municipal e, assim que estiver concluída a instalação, o monitoramento será controlado pela Guarda Municipal, que já tem um espaço reservado dentro do novo Mercado.

A obra, de R$ 3,1 milhões, é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. São 3.700 metros quadrados, dois pisos, estacionamento. No primeiro piso ficam as 22 lojas e bancas de hortifrutigranjeiros que já foram selecionadas por meio de pregão eletrônico, numa espécie de leilão.

Os consumidores encontrão açougue, restaurante, lanchonete, artesanato, confecção, cosméticos, hortifrutigranjeiros e alimentos industrializados com certificação de produção livre de agrotóxico e com responsabilidade social. Além dos empreendedores, duas cooperativas paranaenses de agricultores orgânicos vão ocupar as bancas de hortifrutigranjeiros.

Na parte de cima do Mercado foi construído um anfiteatro que servirá para cursos de empreendedorismo. A Prefeitura já firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural e Sebrae para oferecer cursos a agricultores e comerciantes. “É uma visão mais ampla do que um simples espaço de comercialização. Teremos uma infra-estrutura para atender as necessidades dos agricultores por empreendedorismo”, diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.

A cozinha, especialmente adaptada para cursos de culinária orgânica, está recebendo os últimos retoques.Para dar garantias aos consumidores, o novo Mercado terá três certificações específicas: o prédio, as lojas e os produtos.