Mentor do Fome Zero discute o programa no Paraná

O economista Francisco Menezes, um dos mentores do Fome Zero e a socióloga Zélia Passos, da Secretária Estadual do Trabalho do Paraná, reuniram-se ontem, no Senac, em Curitiba, para discutir o programa. Francisco Menezes contou que o Fome Zero atualmente está sendo aplicado em somente duas cidades do sertão semi-árido brasileiro onde a situação é precária.

“O programa é um conjunto de propostas e políticas que, além da distribuição dos cartões-alimentação no valor de R$ 50,00 mensal para as famílias cadastradas, também vai atuar nas causas geradoras da fome”, explica. “As famílias terão comprometimentos e responsabilidades como envio das crianças às escolas, vacinas e alfabetização.”

Menezes disse que haverá demanda adicional de alimentos da cesta básica, mas que o Programa vai atuar em mão dupla para enfrentar o problema, estimulando a produção através do fornecimento de crédito com taxas a juros menores. Ele também informou que há uma série de programas já aplicados, de reconhecida efetividade, que serão fortalecidos

O economista lembrou que o orçamento da União foi limitado em R$ 1,8 bilhão pelo governo anterior. Já Zélia Passos afirmou que o governo Requião pretende atuar nesta área. Uma das primeiras iniciativas seria da Copel, com contribuições que poderiam ser feitas, com o consentimento do usuário, nas contas de luz. Zélia disse que as regiões onde existem os maiores bolsões de pobreza no Paraná são o Centro-Sul e o Vale do Ribeira.

Voltar ao topo