Menos veículos circulam nas areias do litoral

Apenas três veículos foram autuados por estacionar sobre as áreas de Dunas e Restinga, um em Matinhos e dois em Guaratuba, nos 61 dias de Operação Viva o Verão 2009/2010.

Na temporada 2008/2009, foram 193 autuações emitidas por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), junto com policiais do Batalhão de Polícia Ambiental/Força Verde, que atuam na fiscalização e orientação de veranistas e moradores, no litoral paranaense.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, que desde 2007 assumiu a frente do projeto Restinga e Dunas, o resultado mostra que com educação e consciência é possível mudar o comportamento da população em prol do meio ambiente.

“O trabalho dos técnicos e policiais tem priorizado a informação e orientação. Publicamos materiais educativos exclusivos, sobre a importância da restinga no controle do avanço do mar e os resultados nos mostram que as pessoas entenderam o recado”, disse.

O trabalho de conscientização foi tão eficaz que, neste ano, no balneário de Pontal do Sul, onde tradicionalmente o fluxo de veículos estacionados na praia era intenso, não houve nenhum caso de autuação.

“Durante o mês de janeiro me surpreendi positivamente pela ausência de carros circulando na areia”, afirma o curitibano Rafael Augusto Schmitt, proprietário de uma casa no balneário de Pontal do Sul há mais de 25 anos.